Parque Natural Municipal Varginha

Unidade de Conservação de Proteção Integral

Localização:
São Paulo (SP), Grajaú, Zona Sul
Endereço: Avenida Paulo Guilguer Reimberg, 63000 – Chácara Santo Amaro

O Parque Natural Municipal Varginha (PNMV) é gerido pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio ambiente de São Paulo – SVMA, e está localizado no Distrito do Grajaú, Subprefeitura de Capela do Socorro, Zona Sul do município de São Paulo. Criado no dia 14 de fevereiro de 2012 (Decreto Municipal – nº 52.973/2012), e com área total de aproximadamente 419 ha, o PNMV está inserido na área de abrangência da APA Bororé-Colônia e na APRM – Billings.

O entorno próximo é formado por bairros (Chácara Santo Amaro, Jardim Marilda, Jardim Varginha) e propriedades agrícolas e chácaras ocupadas aos fins de semana, configurando uma região significativamente rural, com carência de áreas públicas de lazer.

O PNMV, assim como os Parques Naturais Municipais, Bororé, Itaim e Jaceguava, foram criados como medida compensatória do licenciamento das obras do trecho sul do Rodoanel Mário Covas.

Sendo uma Unidade de Conservação de Proteção integral, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, os objetivos do PNMV são:  a preservação e recuperação dos ecossistemas originais, a realização de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Espécies Ameaçadas:

O PNMV é formado por remanescente de Mata Atlântica, predominantemente, por fragmentos de Floresta Ombrófila Densa em estágio inicial e médio de sucessão, bosques, áreas ajardinadas, bambuzal e vegetação aquática. Já foram registradas 163 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: canela-sassafrás (Ocotea odorifera), maria-mole (Guapira nitida), palmeira-jussara (Euterpe edulis), pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) e a gramínea (Paspalum plenum). Destaques de ocorrência: Eugenia florida (primeiro registro para o município), conforme o “Inventário da Flora e Vegetação dos Parques Municipais de SP – 2021”. Quanto à fauna local, segundo a equipe da SVMA, já foram catalogadas muitas espécies de animais, dentre as quais estão o tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata), Bugio-ruivo (Alouatta guariba), Caxinguele (Sciurus sp.), Quati (Nasua nasua), Jararaca (Bothrops jararaca) entre outras espécies de animais, listadas no “Inventário de Fauna Silvestre do Município de SP – 2018” (Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo – 2018 | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Prefeitura da Cidade de São Paulo).

Uso público:

Abertura em projeto piloto: às quartas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 08h às 17h.

Infraestrutura de visitação:
– Trilha do Iça com mirante;
– Lago;
– Parquinho infantil;
– Pista para bicicleta;
– Mirante;
– Biblioteca;
– ATI (Academia para a terceira idade);
– Píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem;
– Banheiro masculino e feminino. Há também banheiros para portadores de necessidades especiais;
– Administração;
– Alojamento para pesquisadores (Casa do Pesquisador);
– Estacionamento

Existe a possibilidade de agendamentos por escolas, universidades e instituições de pesquisa e/ou que realizam atividades de educação ambiental.

Mais informações:

PNM Varginha

Inventário de Fauna Silvestre do Município de São Paulo

Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo – 2018 | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Prefeitura da Cidade de São Paulo

Contatos:
(11) 5187-0422
parquesnaturais@prefeitura.sp.gov.br